Tipos de Campanhas e Anúncios no Google Ads: entenda as diferenças

Agência Google Ads SP

O Google Ads possui diferentes tipos de campanhas e anúncios com características que visam atingir diferentes objetivos e um público alvo pre selecionado.

Para definir melhor e criar uma campanha para a sua empresa, o ideal é realizar um planejamento de marketing com metas e objetivos das campanhas publicitárias. Os principais tipos de Campanhas de Google Ads são:

  • Campanhas de Vídeos
  • Rede de Pesquisa
  • Google Shopping
  • Rede Display
  • Campanhas Universais para Apps

Mas se você quer saber as características dos principais tipos de campanhas do Google Ads e seus objetivos, continue lendo nosso artigo!

Banner DGAZ - Agência especializada em Google ADS

Vídeo Google Ads

As campanhas de vídeo no Google Adwords é utilizada para quem busca posicionamento da marca e também conversão se utilizada em conjunto com o remarketing. Os anúncios de vídeo são veiculados em plataformas como youtube e possuem alguns formatos:

campanha de vídeo - google ads

Anúncios TrueView in-stream:

É o anúncio exibido como um comercial, antes ou depois do vídeo, tem a duração de 30 segundos e pode ser pulado pelo usuário depois de 5 segundos. Este tipo de anúncio é cobrado quando o usuário assiste o vídeo por 30 segundos ou interage com o mesmo.

Anúncios TrueView em-display:

Este tipo de anúncio é exibido como uma imagem em miniatura junto com um texto, e pode variar de acordo com o local em que ele aparece.

Ele aparece na página de busca do YouTube, em vídeo relacionados, e também na página inicial do YouTube mobile. O trueview em display só é cobrado quando o usuário clica na miniatura.

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Anúncio de vídeo Bumper:

Este é o formato de um vídeo de curta duração, tem em média 6 segundos ou menos, e é exibido antes ou depois do vídeo e o usuário não consegue pular a visualização.

A bumper aparece em vídeos no youtube, aplicativos e sites parceiros da rede de display do Google. A cobrança ocorre a cada mil exibições, e é cobrado conforme os lances de CPM.

Anúncios out-stream:

Este anúncio é exclusivo para mobile, é exibido inicialmente com o som desativado (o som só é ativado quando o usuário tocar no anúncio). Em aplicativos eles aparecerem como banners, in-feed e intersticiais no modo retrato e tela cheia.

A cobrança também é por impressão e cobrada de acordo com o custo por mil impressões visíveis, ou seja, a cobrança é feita quando mais da metade da área do anuncio é exibida na tela do dispositivo móvel.

Rede de Pesquisa no Google Ads

As campanhas de rede de pesquisa, são os anúncios que de texto que aparecem quando o usuário faz uma busca dentro do Google, ou em sites parceiros.

Este tipo de campanha é ideal para empresas que querem exibir anúncios de seus serviços ou produtos para os consumidores em potencial.

rede de pesquisa - google ads

A campanha nos resultados de pesquisa é configurada com base nos termos e frases relevantes para empresa, visando a pesquisa do usuário.

Exemplo da campanha de rede de pesquisa do Google Ads:

Na DGAZ realizamos o serviço de consultoria em Adwords. Em uma análise de termos de busca, sabemos que usuário pode procurar por: agência Google Adwords ou empresa especializada em Google Ads.

Configuramos uma campanha com essas palavras chaves, para buscas feitas em São Paulo. Quando o usuário buscar por agência Google Adwords, e ele estiver em São Paulo, irá aparecer um anúncio de texto com um título e descrição sobre nosso serviço.

Está é a campanha que visa a geração de leads qualificados e também a venda direta, pois é possível oferecer ao usuário exatamente o que ele está buscando. Os anúncios da rede de pesquisa do Google Ads aparecem no topo, ou no rodapé da página do buscados.

Nas campanhas de rede de Pesquisa com exibição em Display é utilizado o mesmo orçamento da campanha para os dois tipos de anúncio.

Rede de Pesquisa com exibição em Rede Display

Além dos seus anúncios serem exibidos na rede de pesquisa como explicamos acima, também é possível mostrar o anúncio de texto nas redes de display.

rede de pesquisa em exibição em display - google ads

Ao liberar a rede de pesquisa com exibição em display, você terá acesso a galeria de anúncio, e os formatos poderão variar de acordo com a estratégia configurada na campanha.

Neste tipo de anúncio conseguimos trabalhar as palavras chaves e com isso aparecer pro usuário quando ele realiza a busca do termo desejado dentro da rede de display.

Google Shopping

Google Shopping também é considerado uma campanha da rede de pesquisa, porém por este estilo de anúncio ser possível apenas para quem possui e-commerce, preferimos falar separadamente deste tipo de estratégia. Confira neste artigo 6 estratégias de Google Ads para E-commerce.

campanha google shopping - google ads

Neste tipo de anúncio, são usados os dados do produto para a exibição, e não a palavra chave. É preciso enviar os dados do produto pelo Merchant Center com todos os detalhes do produto comercializado.

Ex: Ao buscar “tênis vermelho feminino” no Google, primeiro irá aparecer às anúncios do Shopping com o nome do produto, valor, e o nome da loja.

No Google Shopping existem três tipos de anúncio:

  • Anúncio de produto no shopping: que são exibidos com base nos produtos enviados no Merchant Center, e são cobrados quando o usuário clica no anúncio.
  • Anúncio de demonstração no Shopping: são grupos de produtos relacionados, as pessoas podem comparar diversos dos seus itens. Este anúncio é cobrado por engajamento (CPE), isso ocorre quando a pessoa expande o anúncio e deixa aberto por 10 segundos ou mais, ou clica no anúncio expandido.
  • Anúncios de catálogo local: este anúncio é exibido dentro da rede de display. É utilizado um feed de anúncios de inventário local com o objetivo de atrair o usuário e direcionar o acesso à loja.

A cobrança deste anúncio também é cobrada por engajamento, ou seja, quando o usuário rola mais da metade da largura ou altura do anuncio, toca no anúncio para abrir a descrição detalhada ou clica para ver o site do anunciante.

Rede de Display

As campanhas de Rede de Display são ideias para empresas que visam aumentar o alcance da marca (branding) e interagir com usuário durante as fases do ciclo de compra.

campanhas rede de display - google ads

Este tipo de campanha pode ser usada para atrair novos usuários a conhecerem seu site, ou fazer com que aquele usuário que já esteve no seu site veja anúncios do seu produto em outros sites que ele esteja navegando.

Os anúncios de Rede de Display são exibidos nos sites favoritos do usuário, dentro do youtube, anúncios no gmail, sites parceiros e aplicativos.

É possível segmentar a campanha para a exibição dos anúncios gráficos de acordo com o perfil do usuário, contexto e conteúdo do site.

Os anúncios na rede de display podem ser exibidos em formato de vídeos, banners interativos, banners gráficos e anúncios de texto.

Na rede de display é possível configurar diversas estratégias de lance: Custo por clique, custo por aquisição, Retorno do Investimento em publicidade, custo por mil impressões, maximizar clique e custo por engajamento.

Campanhas Universais para Apps

Se você acabou de lançar um aplicativo, ou quer aumentar o número de usuários que usam seu aplicativo, esta campanha para aplicativos foi feita para você.

Este tipo de campanha visa facilitar a divulgação do seu app na pesquisa do Google, no Google play, Admob, no youtube e em toda rede de display do Google.

Esta campanha não permite criar anúncios individuais. É preciso fornecer um texto, um lance inicial, informar o idioma e locais para o anúncio. A anunciante também pode escolher em quais apps anunciar, e segmentar por categoria.

O lance desta campanha por ser focado em gerar mais instalação, ações no aplicativo, ou foco em mais valor com as ações no aplicativo.

Formatos de anúncios do Google Ads

O Google Ads possui diversos tipos de anúncios e propósitos como vimos. Confira abaixo o quadro do Google com os formatos de anúncio disponíveis para sua conta do Google Ads, e suas principais vantagens:

Informações sobre: anúncios de textos, anúncios adaptáveis, e anúncios gráficos Informações sobre o Anúncios gráficos, anúncios de promoção de aplicações e anúncios de vídeo

anuncios do shopping de produto, showcase shopping e anúncios de chamada

Veja também o nosso vídeo abaixo “Leads 100% Qualificados Existem? E tem Como Melhorar essa Qualificação dos Leads? DGAZ Explica”

Agência Google Ads em São Paulo

É preciso realizar um estudo sobre seu segmento, levantamento de palavras chaves, entre outras ações que somente uma Agência especializada em Google Ads poderá auxiliar. Entre em contato com DGAZ Marketing, uma das agências Google Partner Premier, e alavanque o seu site no Google!

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