~Link Building é um dos trabalhos mais difíceis em SEO e também é muito importante na área de mark e uma Agência de SEO pode lhe ajudar. Tem como objetivo construir links externos que apontam para outro site, afim de conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
A última pesquisa realizada por grandes profissionais de SEO revela que 40% dos fatores de ranqueamento de um site referem-se aos links.
Uma das formas que os buscadores utilizam para avaliar um site é sua autoridade em relação a algum tema. Basicamente, os motores de busca procuram referenciadores para medir o quanto a página entende de determinados assuntos. Nem preciso dizer que boas referências, são excelentes gatilhos uma boa otimização de site.
Para avaliar as conexões entre os sites, o Google leva em consideração alguns fatores importantes. Entre eles:
Ok, mas afinal o que isso influência? Bom, basicamente o Google avalia se o seu link está alocado de forma pertinente para que o usuário que está lendo um artigo, por exemplo, consiga extrair maiores informações com o link anexado no post.
Outro ponto vital para um bom trabalho de Link Building é a autoridade que os referenciadores fornecem. Por exemplo, um blog muito relevante e que está bem posicionado no Google faz um artigo falando de “Dicas de SEO” e linka essa palavra para a DGAZ.
Esse tipo de linkagem é perfeito para gabaritar a agência a se tornar uma referência no assunto, aos olhos do Google. Entretanto, se esse mesmo blog utilizar a tag nofollow (rel=”nofollow”), significa que isso não gerará impacto algum nas buscas orgânicas. O máximo que pode acontecer é angariar mais alguns leads, o que também convenhamos, é excelente!
Para um bom perfil de link, deve-se levar em consideração três importantes pontos: qualidade e quantidade e onde está situado.
O texto âncora é um dos principais fatores de qualidade, pois é o texto que os usuários podem clicar e acessar conteúdos de outra página, ele auxilia os mecanismos de busca a identificar palavras-chave relacionadas ao site, melhorando seu posicionamento.
Refere-se à força que cada domínio tem para os motores de busca, consequentemente: quanto mais força o domínio tiver, melhor.
O link deve estar localizado em um site relacionado com o seu tema, ou seja, deve haver um contexto entre o site que está linkando e o que irá receber o link.
Primeiramente deve-se levar em conta que o link deve estar apontados não apenas à páginas iniciais, e sim à páginas importantes que auxiliam em sua distribuição.
Confira nosso video sobre: SEO e UX: Tudo sobre o Futuro (e presente) do Rankeamento orgânico
A partir de estudos realizados por agências de SEO, iremos listar abaixo três dos vários elementos que afetam o Link Building caso não forem utilizados de forma correta:
Para fazer o link building dar certo, antes de tudo, o seu conteúdo precisa ser uma referência no mercado em que atua.
Sempre quando um artigo muito relevante é publicado, não tenha dúvidas de que ele servirá de inspiração para outros blogs, que, consequentemente, poderão linkar o seu artigo como uma referência aos leitores.
Além disso, outro fator decisivo para um bom conteúdo, é que se o seu produto ou serviço tenha qualidade. Em caso positivo, certamente haverá blogueiros e sites especializados fazendo reviews e opinando sobre a sua marca, chegando ao ponto até de recomendá-la.
A principal forma de conseguir bons backlinks é fazer uma prospecção ativa de parceiros. Essa parte do trabalho se mistura muito com à assessoria de imprensa: afinal, você precisará basicamente criar um relacionamento com sites e blogs relacionados a sua área para negociar a troca, que pode acontecer por meio de releases, menções de marca e, principalmente, a troca de links.
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