O Shopping é uma das funcionalidades do Google mais úteis para divulgação de produtos de um e-commerce.
Para quem já utiliza o Google Shopping, a ferramenta apresenta muitas novidades este ano. Uma delas, aliás, é a oferta de listagens gratuitas em seus resultados do Shopping, o chamado “Google Shopping orgânico”.
A estratégia foi uma forma que o Google encontrou para competir com a crescente busca com a Amazon na listagem de produtos.
Neste artigo da DGAZ, Agência de Ads certificada, saiba mais sobre essa e outras Google Shopping orgânico e como obter mais benefícios com todos os recursos!
Desde o mês de abril de 2020, o Google implementou uma mudança significativa em suas listagens de produtos.
Em suma, a plataforma decidiu abrir seus resultados de pesquisa do Shopping para listagens orgânicas não pagas.
Atualização: Google anunciou que o shopping orgânico entrará em vigor até o final de outubro de 2020
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A decisão foi tomada justamente no período de pandemia no novo coronavírus, quando as lojas físicas tiveram que encerrar atividades.
Logo, isso deu mais destaque para a atuação de e-commerce e anúncios de produtos no Google Ads.
Segundo declarações do próprio Google, a mudança permite que os varejistas tenham maior exposição online.
Além disso, os milhões de consumidores poderão ter suas necessidades de compra melhor atendidas sem sair de casa.
Com a abertura da ferramenta aos varejistas, a empresa espera aprimorar a oferta do Shopping. Veja abaixo algumas ações que entram no novo programa.
Atualmente as campanhas de Shopping feitas no Google Ads, aparecem das seguintes formas:
Além das opções de aparição listadas acima, o anúncio de shopping também podem aparecer em sites de parceiro de pesquisa Google e na rede de display que inclui Youtube, Gmail, Google Discover e etc.
Conforme anunciado no webinar do Google, a parte orgânica do shopping irá aparecer dentro da aba de shopping, após os anúncios pagos. Veja a imagem abaixo:
As listagens gratuitas, assim como os anúncios, serão inseridas por feeds de dados do produto enviados ao Google Merchant Center.
No processo de configuração irão pedir dados da empresa e também um arquivo de xml dos produtos que deseja divulgar.
Obs: Caso não saiba como configurar essas funções, solicite um consultoria com nosso time de especialista.
Existem outras ferramentas super interessantes de serem configuradas dentro do Merchant como Avaliação de consumidores, Google plataformas locais, anúncios de inventário local, entre outros! Explore a ferramenta e veja as funcionalidades que podem ser aplicadas a sua empresa.
O Google também anunciou uma nova parceria com o PayPal. Assim, os varejistas que já utilizam a plataforma de pagamento online poderão vincular o Paypal a suas contas ao Google Merchant Center.
Desse modo, o Google poderá ter acesso a informações do vendedor de modo mais ágil, permitindo verificar a confiabilidade das empresas que anunciam no Shopping.
Além disso, o Google também faz parceria com plataformas de comércio eletrônico como:
Essa ação deve facilitar o gerenciamento de inventário e produtos por parte dos varejistas.
Agora você já conhece as mudanças e sabe como isso vai impactar seus negócios e sua estratégias de anúncios?
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