Um bom trabalho de SEO pode fazer toda a diferença na hora de colocar o seu conteúdo na internet.
Algumas iniciativas simples, fáceis e rápidas de se aprender são capazes de alavancar o site da sua empresa ou marca e se destacar em meio aos concorrentes.
O termo SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization, ou, em tradução, Ferramenta de Otimização de Busca.
Há quem o traduza por “Otimização para Motores de Busca” ou “Otimização para Mecanismos de Busca”.
Trata-se de um conjunto de regras e estratégias para melhorar o seu ranqueamento num site de busca – como o Google.
É vital, antes de qualquer coisa, definir a palavra-chave que norteará toda a escrita do texto e sua estrutura.
Sempre que ela aparecer, em qualquer ponto do post, deve ser escrita exatamente da mesma maneira, constar sempre de maneira idêntica e em negrito — o que contará muitos pontos e chamará a atenção dos buscadores online.
Um exemplo: digamos que você possua uma empresa de sapatos masculinos e sua intenção seja encontrar usuários que procurem pelo termo “sapatos para homens” nos buscadores.
Logo, “sapatos para homens” será a sua palavra-chave principal.
Há de se ter em mente jamais adicionar adjetivos ou pequenas mudanças dentro da palavra-chave.
Uma simples alteração como inserir “sapatos estilosos masculinos” resultará numa quebra do padrão e, consequentemente, numa perda no potencial de ranqueamento.
Portanto, mantenha o original: “sapatos para homens” e use-o ao menos 3 ou 4 vezes ao longo do texto.
A começar pelo título do seu post, existe toda uma racionalidade lógica por trás do chamado SEO.
A palavra-chave deve, obrigatoriamente, constar no título da página (title, em inglês) e em sua url — ou seja, no seu endereço online (seusite.com/sapatos-para-homens).
Coloque o nome da sua postagem como “cabeçalho 1”, ou entre o código “h1” dentro da linguagem html.
Use o “h1” apenas nesta vez. Dividir o seu texto em blocos também é uma dica essencial.
Para isso, insira subtítulos antes desses blocos e, invariavelmente, coloque-os sob a opção “cabeçalho 2” ou “cabeçalho 3” (“h2” ou “h3” no html), e assim por diante, a medida que apareçam.
Preencher devidamente a descrição da sua página também faz a diferença na hora de atrair usuários.
A descrição, como deve soar óbvio, traz um resumo do seu conteúdo.
Respeitando o limite de tamanho, a descrição mostrará o que o usuário irá encontrar ali dentro, facilitando a sua vida para decidir clicar e, efetivamente, entrar no seu endereço.
Pode parecer lugar comum, mas é essencial ressaltar a necessidade de se produzir “conteúdo único”.
Significa não usar de artimanhas como o famoso “ctrl c + v”, ou seja, copiar trechos ou mesmo conteúdos inteiros de outros lugares.
A presença de imagens também ajuda, e não apenas por suavizar a página e dar mais fôlego a um conteúdo com texto.
A imagem, quando inserida com esmero, faz diferença.
É interessante preencher seus dados, especialmente o “título alt” (alternativo); é ele que aparecerá caso a imagem não carregue.
Assim, quando um erro acontecer, o usuário ainda saberá do que se trata mesmo sem visualizá-la.
Linkar palavras e expressões pelo seu texto também comunicará ao buscador que a sua página possui uma grande relevância, e é embasada em diferentes fontes.
Insira o link para outras páginas do seu site e também pra fora, sempre como requisito que o link abra numa nova aba.
Instigue-o a clicar e interagir com o seu site, que entre em contato com você.
Seguindo no mesmo exemplo dos “sapatos para homens”, frise que ligando ou mandando um e-mail ele encontrará o que procura.
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