Para que seu site tenha um bom alcance no Google e aumente a quantidade de acessos e vendas, é necessário investir em conteúdo e otimização de sites (SEO). Porém a questão de duplicidade de páginas é algo recorrente, e para evitar que isso ocorra, a utilização da Canonical Tag se tornou um meio inovador para os motores de busca.
A DGAZ irá te explicar a seguir o que é e como utilizar a Canonical.
Como mencionado anteriormente, a função da Canonical Tag é sobretudo evitar que os buscadores indexem páginas que possuem conteúdos duplicados. Buscadores como o Google entendem essa situação como forma de ludibria-los a colocarem uma mesma página duplicada em sua pesquisa.
Como na maioria das vezes isso não é feito de forma proposital, a Canonical Tag tem a função de marcar as páginas replicadas evitando penalizações dos mecanismos de pesquisas.
O não uso da Canonical Tag pode prejudicar o SEO, pois caso um buscador não seja capaz de identificar a página que deve ser indexada, pode ocorrer a redução em seu ranking, algo totalmente indesejável e prejudicial. Portanto a Canonical deve ser sempre utilizada quando o site tiver várias versões do mesmo conteúdo.
Como exemplo temos quando a página principal pode ser acessada por diferentes URLs. O uso desta tag ocasiona o reconhecimento das páginas duplicadas, e toda autoridade é direcionada a um único link, melhorando seu posicionamento no resultado das pesquisas.
Leia também: O que é Black Hat e White Hat
Para um bom aproveitamento dos benefícios da Canonical Tag, as agências de SEO destacam alguns pontos de grande importância para evitar erros na hora de sua utilização.
– A aplicação desta técnica não deve ser feita para outra utilidade, senão evitar a indexação de páginas duplicadas;
– A Canonical Tag deve ser feita na seção do site, caso contrário os buscadores não entenderão sua funcionalidade e também pode afetar a estrutura do HTML;
– Verificar com cuidado o código-fonte utilizado, pois se conter dados incorretos, pode redirecionar para páginas erradas;
Para uma boa otimização de sites, o uso da Tag Canonical é importante para garantir melhores resultados de indexação junto aos motores de pesquisa.
Nossa meta é gerar resultados para sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia:
Quando o assunto é lançamento de produtos, uma das ferramentas mais poderosas para garantir visibilidade…
Quando falamos sobre marketing estratégico, estamos nos referindo ao planejamento detalhado e à execução de…
No mundo digital, garantir que seu site seja facilmente encontrado pelos motores de busca como…
Seu site tem milhares de páginas e você não sabe como otimizá-las? Descubra como a…
Os Anúncios Discovery do Google Ads são uma poderosa ferramenta para marcas que desejam ampliar…
Na hora de escolher a melhor opção de hospedagem para o seu site, surgem muitas…