A cada dia, a tecnologia oferece várias soluções para aprimorar os mais diversos tipos de trabalho. Uma das mais recentes é o ChatGPT, que tem dado o que falar desde novembro de 2022, especialmente no marketing digital.
No entanto, como se trata de uma ferramenta nova, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ela. Se você também quer saber mais sobre essa inovação, continue com a leitura. A seguir, você vai entender o que é o ChatGPT, como funciona e como utilizá-la para melhorar os seus resultados.
O ChatGPT é um chatbot autônomo que se baseia em inteligência artificial. Esta ferramenta possibilita que as pessoas se comuniquem com ela e obtenham respostas sobre uma ampla variedade de tópicos.
Ou seja, é uma rede neural linguística que foi treinada pela OpenAI e se baseia no modelo de linguagem Transformer GPT-3, que foi treinado em grandes volumes de texto da internet para poder gerar um texto natural e responder perguntas sobre praticamente todos os assuntos.
GPT é a sigla para Generative Pre-Trained Transformer, que pode ser traduzido como “Transformador Pré-Treinado Generativo”. Assim, a ferramenta pode produzir uma ampla variedade de conteúdos, como artigos, letras de músicas, códigos de programação e, até mesmo, conteúdos para anúncios ou mesmo para blogs.
Do mesmo modo que ocorre com toda inteligência artificial, o ChatGPT se alimenta de informações que coleta na internet. Isso significa que seu banco de dados consiste em tudo o que está publicado atualmente na internet. Então, o algoritmo cruza uma série de dados e, a partir disso, transforma as solicitações e perguntas dos usuários em respostas.
É verdade que essa tecnologia já existe há um bom tempo. Entretanto, o ChatGPT fornece respostas mais criativas e específicas com uma linguagem extremamente natural. E esse é o motivo de ter dado tanto o que falar.
Por exemplo, ao fazer uma pesquisa sobre determinado assunto no Google, o algoritmo dará como resposta uma série de páginas onde você encontrará o que procura. No entanto, o ChatGPT é capaz de contextualizar suas perguntas e criar textos bem elaborados e que parecem que foram escritos por pessoas reais.
Além disso, como já comentamos, a ferramenta não apenas esclarece dúvidas, como também é capaz de escrever poemas, letras de músicas, códigos de programação, anúncios, conteúdo para sites, entre outras solicitações.
O ChatGPT é bastante útil em diversas situações que envolvem a necessidade de comunicação escrita com uma máquina. Algumas delas são:
A fama entorno do ChatGPT se dá justamente pelas vantagens que oferece. As principais são:
Porém, a ferramenta também apresenta algumas desvantagens, como instabilidade quando acessada por várias pessoas ao mesmo tempo. Além disso, até o momento, o ChatGPT só consegue utilizar conteúdos publicados até o ano de 2021. Então, por exemplo, se você perguntar que foi o ganhador da Copa do Mundo de Futebol em 2022, você não obterá resposta.
É muito fácil utilizar a ferramenta. Basta acessar o site do ChatGPT, fazer o seu cadastro com informações básicas, como email e telefone e, em seguida, fazer o seu login. A partir disso, já é possível interagir com a ferramenta.
Você pode fazer perguntas, simular um diálogo ou fazer solicitações, como: “explique o passo a passo para fazer o planejamento financeiro de uma pequena empresa”, ou “dê ideias de como aumentar as vendas de uma loja de artigos esportivos”.
Como a ferramenta é capaz de produzir conteúdo de forma bastante criativa e com uma linguagem bem natural, muitas pessoas estão preocupadas se é possível que o ChatGPT substitua as agências de SEO.
A verdade é que isso não vai acontecer. O que ocorre é que o ChatGPT é uma excelente ferramenta para auxiliar os profissionais, pois fornece insights poderosos para o marketing digital, seja para títulos de posts, elaboração de FAQs, ideias para publicações nas redes sociais e tantos outros materiais.
No entanto, apesar de ter uma imensa base de dados, nada substitui o trabalho humano e como todo tecnologia, o ChatGPT também tem suas limitações. Por exemplo, somente um profissional da área saberá criar um conteúdo adequado à persona, linguagem, valores, expectativas, marca e objetivos do seu negócio.
Isso porque o conteúdo produzido não é personalizado para atender à experiência do seu cliente. No entanto, os serviços prestados pelas consultorias de SEO ficarão ainda melhores e poderão ser entregues com uma velocidade maior.
Confira nosso vídeo sobre: SEO e UX: Tudo sobre o Futuro (e presente) do Rankeamento orgânico
Agora que você sabe o que é ChatGPT, viu que é uma ferramenta bastante útil para várias situações, especialmente no marketing digital. Porém, também viu que ela não substitui o trabalho humano, mas sim eleva o nível dos serviços prestados pelas agências de SEO que utilizam a ferramenta para obter insights.
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