Adwords para E-commerce: entenda sobre o Google Shopping

Em 2011, o Google anunciou oficialmente o lançamento dos Adwords para e-commerce, o chamado Google Shopping. A plataforma, que tem a missão de comparar e exibir diversos produtos de diferentes e-commerces – ou lojas virtuais – funciona como o Buscapé.

No entanto, a mecânica do Google Shopping é permitir que o usuário encontre um produto ao procurá-lo diretamente no motor de busca de Google.

Google Shopping é uma grande potência com um histórico comprovado de alavancar as vendas do comércio eletrônico.

Quando determinados produtos são exibidos para palavras-chaves relevantes, é possível prever que aqueles que clicam no link do site estão prestes a comprar.

Neste artigo, vamos explicar como essa máquina de vendas funciona!

O que é o Adwords para E-commerce?

Impulsionado pelo Google AdWords e pelo Google Merchant Center, o Adwords para E-commerce – Google Shopping – permite que as lojas de comércio eletrônico vendam seus produtos diretamente no Google, mas seguindo um formato mais conveniente do que os anúncios de rede display ou de pesquisa padrão.

Por exemplo, ao buscar o termo “tênis de basquete” no Google, alguns resultados serão gerados com base em anúncios na forma de anúncios da rede de pesquisa.

Embora isso possa ajudar você a vender produtos e direcionar tráfego para o site, a conversão de vendas pode não ser tão satisfatória.

E por que isso acontece? Porque esses anúncios não têm alguns dos elementos de conversão que impulsionam as vendas de comércio eletrônico, dentre eles:

  • Imagens;
  • Detalhes e descrições do produto.

Ao pesquisar um produto, o seu cliente em potencial quer vê-lo. Mais do que isso: ele imagina como ele usaria tal produto. Com anúncios de texto genéricos, a limitação é visual é muito grande.

Como funciona o Google Shopping?

Até algum tempo atrás, usar o serviço do Google Shopping era possível tanto de forma gratuita como paga. Atualmente, é necessário pagar pelo serviço para que as lojas online surjam nos resultados de busca dos Adwords para e-commerce.

O Google integra o sistema de shopping ao conjunto de anúncios patrocinados. Nos resultados aparece o nome do produto, foto, preço e nome do e-commerce que faz a oferta.

Como incluir a minha loja no Google Shopping?

Os donos de lojas virtuais que desejam fazer parte do Google Shopping devem acessar o link www.google.com.br/merchants, criar o login e entrar com a conta já cadastrada no Google Adwords.

O Google conta com uma especificação para o seu feed de produtos, que deve ser seguido à risca. Mas vale lembrar que essa tarefa é facilitada quando uma agência especializada faz o trabalho de inserção e de planejamento dos anúncios e palavras-chaves.

Daniel Gaz

Recent Posts

Como usar o Google Ads para lançar produtos em nichos específicos

Quando o assunto é lançamento de produtos, uma das ferramentas mais poderosas para garantir visibilidade…

3 semanas ago

Marketing estratégico e o uso de um site profissional e responsivo

Quando falamos sobre marketing estratégico, estamos nos referindo ao planejamento detalhado e à execução de…

4 semanas ago

Sitemap.XML: Cuidados, Estratégias e Como Melhorar os Recursos

No mundo digital, garantir que seu site seja facilmente encontrado pelos motores de busca como…

1 mês ago

SEO em larga escala: Cuidados especiais com sites grandes

Seu site tem milhares de páginas e você não sabe como otimizá-las? Descubra como a…

1 mês ago

Anúncios Discovery: A Chave para Aumentar Engajamento no Google Ads

Os Anúncios Discovery do Google Ads são uma poderosa ferramenta para marcas que desejam ampliar…

2 meses ago

Hospedagem Tradicional ou Cloud: Quais são as vantagens

Na hora de escolher a melhor opção de hospedagem para o seu site, surgem muitas…

2 meses ago