Atualização: Disponibilizamos para download o Guia de SEO 2022. Para mais informações acesse o artigo sobre o lançamento!
A Associação Brasileira de Agentes Digitais de São Paulo – ABRADi-SP – lançou essa semana o Guia de SEO 2018 com tudo que você precisa saber melhoras as visualizações do seu site.
A Associação Brasileira de Agentes Digitais de São Paulo – ABRADi-SP – lançou na última quarta (18), no Campus Google, o Guia de SEO ABRADi-SP 2018, um Guia completo sobre o que é o SEO (Search Engine Optimization ou Motor de Otimização de Procura, em tradução livre), como funciona o trabalho feito por agências digitais, quais são as etapas e nomenclaturas chaves e qual é o tempo necessário para obter resultados e aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. O Guia é gratuito e pode ser baixado pelo site oficial da associação.
O presidente da ABRADi-SP, Daltro Martins, falou sobre a importância de ter um Guia de SEO.
“É um mercado de grandes oportunidades e que carrega consigo as complexidades das tecnologias disruptivas. Os especialistas precisam acompanhar a transformação digital e a quarta Revolução Industrial para posicionar clientes na primeira página. Só o Google, maior buscador do mundo, recebe por dia 3,5 bilhões de buscas e 1,2 trilhões ao ano. A cada segundo, 44 mil buscas por informações, produtos ou serviços são processadas pelo Google. Não há mais como olhar para o Marketing e Comunicação sem o SEO“, enfatizou o presidente da ABRADi-SP, que também é diretor da RMA Comunicação.
O diretor dos comitês e vice-presidente da ABRADi-SP, Rodrigo Oliveira, fundador da VitaminaWeb, fez o agradecimento às agências especialistas em SEO, que desenvolveram o Guia de SEO ABRADi 2018, e às agências que desenvolveram a primeira versão em 2016.
O vice-presidente ainda ressaltou que “a ABRADi-SP, mais uma vez, entrega ao mercado digital uma contribuição extremamente relevante, tanto para as agências digitais que trabalham com o SEO e precisam estruturar uma operação profissional, quanto para os clientes, que agora vão conseguir compreender com profundidade o SEO, seus desafios e o que é um trabalho de qualidade neste mercado.”
O Guia de SEO ABRADi-SP 2018 mostra que SEO é muito mais do que uma ferramenta de busca. De fato, o SEO, segundo a definição dos especialistas do Guia, é o conjunto de estratégias e de atividades do marketing digital que visam aumentar o posicionamento de site e páginas nos mecanismos de busca.
“Por conta da própria dinâmica do negócio de SEO, o conteúdo do Guia foi praticamente todo reformulado e com dúvidas frequentes do mercado”, conta Daniel Gaz, coordenador do Comitê que desenvolveu o Guia de SEO ABRADi-SP 2018 e sócio diretor da DGAZ Marketing.
“No primeiro Guia, estávamos mais preocupados em definir SEO e padronizar nomenclaturas. Neste atual, contamos também com dicas de linkagem interna, velocidade do site, mobile first, segurança web e outros”, explica o coordenador do Comitê.
Este ano, o Guia de SEO ABRADi-SP 2018 ficou menos técnico, mais didático e esclarecedor ao comprador dos serviços. “Revisamos todas as estratégias usadas e as inserimos exemplos das implementações e práticas que aplicamos cotidianamente.
O leitor vai encontrar informações sobre como escolher uma agência de SEO, que tipo de trabalho pode esperar de um profissional desta área, quantas horas os serviços demandam e qual é o preço médio da hora de trabalho dos profissionais em suas respectivas funções, entre outras”, conta o coordenador do Comitê que desenvolveu o Guia.
Além disso, possui nesta nova versão uma sessão para esclarecer dúvidas comuns, tais como “Qual é a diferença entre SEO e links patrocinados?” e “Por que eu preciso do SEO em meu site?”.
O conteúdo do Guia de SEO ABRADi-SP 2018 foi desenvolvido pelas agências especialistas em SEO associadas AW Digital, Carranca, Cryah Agência Digital, DGAZ, DIGY Services, Lobe Tecnologia e VitaminaWeb.
Além disso, ele aborda as etapas do SEO do começo ao fim nos capítulos “Planejamento”, “Sugestões e Implementações”, “Conteúdo”, “Link Building”, “Mensuração”, “Treinamento”, “Técnicas Complementares (UX e Conversão)”, “Carga Horária”, “Cargos” e “Salários”.
Quando o assunto é lançamento de produtos, uma das ferramentas mais poderosas para garantir visibilidade…
Quando falamos sobre marketing estratégico, estamos nos referindo ao planejamento detalhado e à execução de…
No mundo digital, garantir que seu site seja facilmente encontrado pelos motores de busca como…
Seu site tem milhares de páginas e você não sabe como otimizá-las? Descubra como a…
Os Anúncios Discovery do Google Ads são uma poderosa ferramenta para marcas que desejam ampliar…
Na hora de escolher a melhor opção de hospedagem para o seu site, surgem muitas…